segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Convite_Escolas_Professoras/Professores


Caras(os) professoras/ professores,

A Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REMSC) é formada por um grupo de profissionais com o propósito de estudo, reflexão e definição de diretrizes no campo teórico e prático na área museal, de modo a fundamentar, avaliar, dinamizar e potencializar ações para a área, conforme as necessidades e realidades do Estado de Santa Catarina. Criada em 2010, promove encontros mensais gratuitos com educadores de museus e espaços culturais, e outros profissionais interessados.

Entendendo a importância do papel das professoras/dos professores, no agendamento de visitas escolares aos museus, buscamos no próximo ano ampliar o diálogo com as escolas, de maneira a estreitar laços, abreviar caminhos, avaliar procedimentos e, assim, melhor atender as expectativas – tanto das educadoras/dos educadores, quanto das educandas/dos educandos.

A fim de viabilizar esse diálogo, os encontros da REM/SC em 2012 serão abertos aos relatos de experiências de professoras/ professores acerca das visitas museais promovidas com seus grupos – desde a educação infantil, até a universidade, incluindo grupos de Educação de Jovens e Adultos, e ainda grupos de educação não-formal (ONGs, Associações, entre outros). Se você já levou alguma turma a um museu catarinense e quer/pode partilhar essa experiência conosco, por favor, escreva para <remsc2010@gmail.com> e escolha uma data para sua apresentação. Os encontros serão sempre na última segunda-feira de cada mês, das 14h às 17h, no Museu da Escola Catarinense, na cidade de Florianópolis, nas datas a saber: 26/03; 30/04 [antecipado para 23/04]; [o dia 28/05 está reservado para um evento maior, provisoriamente nominado: Museu em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações]; 25/06; 27/08; 24/09; 29/10; 26/11.

Para melhor atingirmos os objetivos, é imprescindível que o relato de experiência contemple em sua apresentação os seguintes itens: nome da instituição escolar; nome da instituição museal visitada; série(s)/faixa etária da(s) turma(s); número de alunos(as); mês/ano da visita; motivo pelo qual se deu a visita; breve relato da experiência; pontos positivos; dificuldades percebidas; sugestões de melhoria. Se possível, inserir a opinião das(os) educandas(os) também. Cada apresentação terá 30 minutos seguidos de debate; e se o/a autor/a desejar enviar um texto sobre o relato de experiência, ele será publicado no blog da REM/SC. Lembramos que a REM/SC não se responsabilizará pelas ideias veiculadas e ficará isenta de qualquer ônus relativo à publicação/divulgação do material enviado.

Contamos com sua participação e também ajuda na divulgação!

Equipe de Coordenação da REM/SC

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail <remsc2010@gmail.com>